27 de novembro de 2016

Fobia Social: Como posso te ajudar?

Olá pessoinhas tudo bem? eu estou bem e com vcs?? tudo ótimo né?? 
hoje estamos estreando a mais nova coluninha do nosso blog. Todos sabem que sempre trazemos postagens felizes e com o intuito de alegrar vcs, mas a coluna "Como posso te ajudar?" é dedicada a contar um pouco mais da minha vida e de alguns problemas que enfrento e algumas maneiras que uso pra enfrentar e sair da bad. Vamos trocar experiencias e tentar entender uns aos outros. 
No nosso tema de estreia, vamos falar um pouco sobre Fobia Social, espero que essa postagem possa te ajudar!! não se esqueça de ler até o final!! 
Como posso ajudar você?

Poucas pessoas sabem, mas eu tenho Fobia Social. Eu nunca entendia o por que de eu ter um pouco de medo das pessoas... Não conseguia as olhar nos olhos, odiava fazer trabalhos em grupo, odiava ficar trancada com muitas pessoas... tentava ignorar o fato de que pessoas me assustavam... e muito.
Meus pais não entendiam o por que de eu ser assim, diziam que tudo não passava de frescura e coisa de adolescente. O tempo foi passando e aquele medo dentro de mim só aumentava. Eu até esse momento não sabia que isso se tratava de uma Fobia e muito menos sabia o que era uma Fobia Social. 
Na verdade Fobia Social ou transtorno ansioso social, sociofobia a pessoa se sente ansiosa em “situações sociais”, quando poderia se sentir observada pelos outros. A pessoa fica insegura, temendo pelo seu desempenho e preocupada com o que poderão pensar dela naquele estado. O grau de ansiedade pode ser muito intenso, podendo chegar a uma crise aguda de ansiedade.
 As situações sociais temidas podem ser variadas, como escrever na frente dos outros, falar em público, comer em locais públicos, entrar em lugares cheios, ir a um evento social, fazer uma entrevista de emprego, encontrar um conhecido etc.  pode ser classificado em dois subtipos.  Um subtipo denominado generalizado, na qual a pessoa teme quase todas as situações sociais: conversar, namorar, sair em lugares públicos, falar, comer, escrever em público, etc. E um subtipo denominado não generalizado, ou restrito, no qual a pessoa teme uma ou poucas situações sociais específicas. Durante a situação social a ansiedade tende a persistir levando a pessoa a enfrentar níveis altos de sofrimento. Quando sai da situação, a ansiedade tende a diminuir significativamente, o que reforça tendências de fuga e evitação de novas situações. A própria expectativa de ter que enfrentar situações sociais já pode ativar ansiedade, levando a pessoa a evitar estas situações temidas. Este comportamento de evitação pode ir limitando significativamente a vida da pessoa. 
As principais causas da Fobia Social podem ser: hereditariedade, estrutura cerebral, meio ambiente outra possível causa Traumas e experiências negativas: Crianças que sofrem provocações, como bullying, rejeição, ridicularização ou humilhação tendem a ser mais propensas a distúrbios de ansiedade social. Além disso, acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida da criança, como conflitos familiares ou abuso sexual, podem ser associados ao transtorno também. 
No meu caso, eu associo a traumas e experiencias negativas, sofri bullying durante 5 longos anos e isso me afetou muito, sofri muito. foi a época mais difícil que enfrentei na minha vida. por causa disso comecei a me fechar pro mundo, tinha medo das pessoas e andava sempre de cabeça baixa. No ensino médio, não conseguia fazer amigos e achava que não precisava de ninguém, era muito ruim quando tinha que fazer provas em duplas ou trabalhos. No terceiro ano, entrei em pânico, quando fui atingida por bolinhas e relembrei o meus sofrimento do passado, surtei no meio da sala de aula, fiquei de uma maneira tal, que não conseguia mexer as minhas mãos. 
Alguns sinais e sintomas físicos podem, por vezes, acompanhar o transtorno de ansiedade social, como:
·         Batimento cardíaco acelerado
·         Dor no estômago ou náuseas
·         Problemas para recuperar o fôlego
·         Tontura ou vertigem
·         Confusão
·         Diarreia
·         Tensão muscular

Até aí, eu conseguia levar uma vida relativamente normal. só que tudo piorou quando terminei a faculdade. eu ficava só em casa e não tinha vontade de fazer nada. Me tranquei no meu mundinho e piorei muito, o pânico tomou conta de mim, foi nesse tempo também que criei o blog e comecei a escrever para todos vocês. Então percebi que a situação estava realmente chata, até que procurei por ajuda. Comecei a ir no psicologo, no começo, eu realmente tinha medo de me abrir... mais aos poucos fui confiando nele e ele foi me ajudando! mas a parte mais importante, foi eu ter reconhecido que precisava de ajuda! Todo o tratamento leva tempo, nada é da noite pro dia! As vezes, tenho recaídas e cada dia é um grande desafio na minha vida! Desde que eu assumi o meu problema, que procurei ajuda, faz dois anos. Nesses dois anos, tive mudanças na minha vida fiz concurso, arrumei um emprego, entrei na faculdade novamente e até arrumei um namorado (coisa que eu achei que nunca arrumaria). 
Algumas dicas: 
Pequenos passos
Primeiro, considere os seus medos para identificar quais situações lhe causam mais ansiedade. Depois, gradualmente, comece a praticar essas atividades, como frequentar eventos sociais, por exemplo, até que elas lhe causem menos ansiedade.

Prepare-se para encontros sociais
Entenda que é realmente difícil se socializar quando se está ansioso. No entanto, por mais difícil ou doloroso que possa parecer inicialmente, procure não evitar situações que possam desencadear os sintomas. Ao enfrentar regularmente essas situações, você poderá construir e reforçar suas habilidades de socialização.

Mantenha o foco
Não desista se o tratamento não apresentar resultados rapidamente. Os progressos resultantes da psicoterapia podem demorar a ser notados, mas as melhorias costumam surgir após algumas semanas ou meses. Além disso, encontrar o medicamento certo para seu caso pode exigir algumas tentativas e erros também. Mantenha o foco e não desanime. Para aproveitar ao máximo o tratamento, mantenha suas consultas médicas em dia, tome os medicamentos conforme indicado pelo médico e converse com um especialista sobre qualquer tipo de alteração que houver em seu estado de saúde mental ou física.
Espero que essa postagem tenha te ajudado nem que seja um pouquinho! obrigada por ler até o final. se você se sente mau, procure por ajuda! se você sabe que tem a fobia social, tenho algumas dicas que podem te ajudar, como escreva um diário, desabafe com ele, tenha metas e objetivos, cuide de sua saúde, se exercite! viva ao máximo e não se importe com o que os outros pensam!! perdi muito tempo me importando com a opinião dos outros e sempre aconselho a seguir em frente!!! obrigada por poder compartilhar a minha história aqui com vocês! um beijo, até a próxima e Como posso te ajudar? 

Nenhum comentário :

Postar um comentário